domingo, 18 de abril de 2010

ADIVINHA ONDE É?

O garoto agarrou a manga da jaqueta e ficava puxando e pedindo que eu comprasse as flores que havia enfiado em meu bolso. Olhei para ele e percebi que deveria ter uns seis anos, sua expressão dizia compra, compra. Certamente os adultos que estavam por detrás dele eram exigentes. Outras crianças faziam o mesmo com outros turistas que tinham acabado de chegar.

O passeio de barco à noite pelo lago tinha mostrado um espetáculo grotesco, pescadores em pequenas jangadas feitas de bambu, utilizavam biguás para pegar peixes. Eles amarravam o pescoço das aves, estreitando suas gargantas para que não conseguissem engolir os peixes capturados e assim podiam ser retirados de seus bicos. A cada sucesso um grupo de turistas coreanos e japoneses aplaudia o feito do pescador. Bizarro, mundo cão.


Passeamos por um lago artificial construído para fins de turismo. Uma cidade do interior semi transformada em parque temático, com diversas pequenas pontes imitando em tamanho menor diversas pontes de países da Europa e dos Estados Unidos. Era começo da noite e uma iluminação multicolorida dava um certo aspecto de cinema americano.


Ao aportarmos, a nossa guia nos levou a conhecer a maior cascata artificial do mundo, uma cascata a verter água de um prédio de vinte andares. Ela tinha nos contado que o ex-presidente americano Bill Clinton em visita a região comentou que esta se parecia uma jovem muito bonita, porém mal vestida, o que fez com que o governo chinês investisse nela para incentivar sua vocação turística por se situar numa área de grande beleza natural, com o rio Lin deslizando sinuosamente entre as montanhas escarpadas. Não chegamos a ver nenhuma estátua em sua homenagem.


Sabe de onde corresponde esta descrição?

Se falar que é na China (Guilin). Acertou!