segunda-feira, 19 de outubro de 2009

QUEBEC – A França na América

Por estas bandas é comum as cidades adotarem frases como lemas. O da cidade de Quebec: “Je me soviens”, provoca nos turistas a dúvida de qual é o seu significado. O que eles querem dizer com: “Eu me lembro”? Um habitante da cidade nos disse que é uma mensagem a todos para que não se esqueçam de suas origens e valores culturais; não percam sua identidade.

Nesta época do ano a maioria dos turistas que vêm ao Canadá é para apreciar o outono e suas folhas vermelhas, que podem ser vistas nos parques, estradas, ruas e praças. Todos ficam maravilhados com as árvores que formam paisagens que lembram pinturas de Van Gogh. O campo e a cidade neste momento se fundem num jardim único.

Mas é muito bom caminhar pela cidade velha. Apreciar as casas construídas em pedra, o estado de conservação das ruas, o carinho com que estão sendo cuidadas. A cidade parece acolher bem a seus visitantes, sem muita pressa oferece-lhe a beleza de sua arquitetura e seus cafés e restaurantes para se fugir do frio e encontrar o calor da gastronomia loal.

Os franceses que tanto tentaram constituir colônias na América como as incursões no Rio de Janeiro, Salvador, São Luís do Maranhão, Guiana e Haiti, somente conseguiram pleno êxito no Quebec. Quem pensa visitar este país não deve deixar de incluir uma visita a esta cidade cheia de charme.


Je me souviens.

Dicas de Quebec:


restaurante:

-Le Saint Amour: 48, Rue Saint-Ursule – Fone (418) 694.0667

-Hotel Champlain – Vieux Quebec – 115, rue Sainte-Anne - Fone: (418) 694.0106 www.champlainhotel.com

Dicas de Montreal:


Restaurantes :

- Chez L’Epicier – restaurante do chef Laurent Godbout - 311, rue St-Paul Est –

Fone: (514) 878.2232 www.chezlepicier.com

- Stach Café -restaurante polones – 200, St Paul, Vieux Montreal, Fone: (514) 845.6611

Música :


- Jazz Club Diese Onze – 415-A, rue St-Denis , 514 - Fone: (514) 223.3543